“Ciência em Show” descomplica a Ciência na Feira do Conhecimento

8 de novembro de 2018 - 16:16 # #

Ciência em Show” descomplica a Ciência na Feira do Conhecimento
Projeto que populariza o conhecimento participa do evento no dia 21

Participa da solenidade de abertura da Feira do Conhecimento, no dia 21 de novembro, o “Ciência em Show”, projeto que ensina e comunica a Ciência de forma descomplicada e descontraída. A apresentação leva diversão e conhecimento para os visitantes do evento, sendo mais uma ferramenta para a popularização da Ciência

Com 18 anos de atividades, o projeto “Ciência em Show” nasceu no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e conta com o trabalho dos professores e físicos Wilson Namen, Gerson Julião e Daniel Ângelo e da pedagoga Ana Ralston, que conduzem a iniciativa na TV, internet, em espaços públicos e instituições de ensino.

“Precisamos simplificar o ensino de Ciência e levá-lo para uma área mais divertida, útil e aplicável, sem perder o rigor técnico”, afirma Gerson Julião. Com propostas fundamentadas em sólidos referenciais teóricos, os cientistas mostram que Ciência “é de todos e para todos”.

Sempre com o foco na inovação, o time do “Ciência em Show” já realizaram projetos nas TVs Globo, SBT, Record, NatGeo e BBC. “Conhecemos, em todo lugar, estudantes interessados e percebemos isso no nosso dia a dia, não só nas apresentações presenciais, mas também pelo engajamento nos canais de internet”, diz Wilson Namen.

Desde 2000, o grupo viaja pelo Brasil promovendo a “Ciência Cidadã” por meio de shows, palestras, workshops de formação de professores e parcerias institucionais nas esferas pública e privada.

Cabe a nós, cientistas, proporcionar os meios necessários para a universalização do acesso à Ciência para que, futuramente, essa nova geração contribua para o desenvolvimento da cultura científica no País”, conclui Daniel Ângelo.