Secitece vai aderir a Agenda Ambiental na Administração Púbica – A3P

20 de junho de 2017 - 18:23

Servidores recebem orientação para implantação de uma gestão sustentável, econômica e humana

Durante a manhã desta terça-feira (20/06), os colaboradores da Secitece estiveram reunidos com o Consultor Ambiental da secretaria do Meio Ambiente do Ceará, Milton Alves de Oliveira, para receber orientações sobre a implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P. O objetivo é adotar uma gestão mais sustentável, econômica e humana dentro da administração pública.

A atividade fez parte da primeira etapa do processo de adesão a A3P, que é a sensibilização. “Uma das maneiras de viver com mais qualidade é buscar formas de melhorar enquanto seres humanos”, disse o consultor, acrescentando que “a A3P pode ser um meio para uma gestão mais consciente e sustentável”.

A adesão à estratégia prevê a criação de uma comissão, formada por servidores, que ficará responsável pelas atividades de implementação do programa, além da elaboração de um plano de trabalho que atenda as principais necessidades do órgão. É necessário, inicialmente, que seja realizado um levantamento das potencialidades e fragilidades da instituição. “Não existe uma receita, uma fórmula pronta, cada instituição atua de acordo com as suas necessidades e prioridades, por isso a importância de fazer um diagnóstico”, afirma Milton.

O consultor explica ainda que é através de uma análise da comissão que as ações podem ser pensadas e encaixadas dentro dos eixos em que a agenda está estruturada. São eles: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gerenciamento de resíduos sólidos, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores, contratações públicas sustentáveis e construções sustentáveis.

Objetivos da A3P

Agenda Ambiental A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente no estado do Ceará. Pode ser desenvolvida em toda a administração pública, nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e nas esferas de governo (municipal, estadual e federal).

Os objetivos são:

– Promover a economia de recursos naturais e redução de gastos institucionais;
– Reduzir o impacto socioambiental negativo decorrente das atividades públicas;
– Promover a produção e o consumo sustentável;
– Contribuir para a melhoria da qualidade de vida do servidor;
– Sensibilizar e capacitar os gestores públicos para as questões socioambientais.