Empresas incubadas na Intece vão para próxima fase do Edital Tecnova

10 de junho de 2014 - 00:00

As empresas Piscis, Rav Tecnologia e Geragri, empreendimentos participantes da Incubadora Tecnológica do Instituto Centec (Intece), foram aprovadas na etapa de avaliação de mérito do Programa de Apoio à Inovação Tecnológica em Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Tecnova/CE). Um total de 13,5 milhões oriundos do Estado e da FINEP/MCTI será investido, variando de 180 a 600 mil reais por projeto.

O anúncio foi feito no dia 2 de junho, no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), do Governo do Estado do Ceará. Ao todo, 60 empreendimentos foram recomendados como aptos a receber o apoio. Segundo o coordenador de Ciência e Tecnologia da Secitece, Francisco Carvalho, a secretaria tem interesse em conseguir mais financiamento para as empresas aprovadas.

“Estes 60 empreendimentos selecionados estão aptos a receber financiamento, mas, infelizmente, o valor que dispomos não é suficiente para todos. O nosso desejo é conseguir mais recursos junto ao FINEP, pois o Ceará está com projetos excelentes, enquanto que em outros estados, não houve demanda”, explicou ele.

Os requisitos observados foram: inovação, capacidade de execução e aspectos mercadológicos da inovação. Na próxima fase, avaliadores realizarão visita técnica aos empreendimentos para selecionar os vencedores. Veja a relação completa das empresas aprovadas nesta fase emhttps://www.sct.ce.gov.br/tecnovace/parecer/resultado_2etapa.pdf.

Segundo a coordenadora da Intece, Sueli Vasconcelos, o Edital Tecnova Ceará “é de extrema importância porque vêm a alavancar a inovação no nosso Estado. O que vemos, no nosso trabalho com as incubadoras de empresas, é que existe um leque de ideias aptas a se concretizarem como negócios inovadores, mas muitas destas ideias não se tornam inovação porque o empreendedor não possui capital para investir. E o tecnova é uma grande oportunidade de suprir essa carência com recursos públicos, tornando possível ao empreendedor colocar o seu produto no mercado”, declarou ela.

O Tecnova-CE é coordenado pela Secitece com apoio da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fundação Astef), da Rede de Incubadoras do Ceará (RIC) e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Confira abaixo o perfil das três empresas incubadas no Intece que foram selecionadas para a próxima fase de avaliação do Tecnova Ceará.

Empresa: PISCIS

Empreendedor: André Siqueira

Município: Jaguaribara

A PISCIS é uma empresa de base tecnológica e inovadora que tem como principal produto um óleo extraído das vísceras da tilápia que, costumeiramente era descartado pelos pescadores do entorno do açude Castanhão. Este óleo oferece um diferencial nutricional quando comparado a outras fontes de energia (óleos de origem vegetal), devido ao alto teor de ômega 6 e por tratar-se de óleo insaturado. Atualmente, a empresa coleta cerca de 70 toneladas de vísceras por mês no entorno do Açude Castanhão, extraindo cerca de 1/3 desse volume de óleo destinado a ração animal.

Empresa: Geragri

Empreendedor: Geraldo de Sousa

Município: Tauá

A Geragri criou o MINI-TRATOR, uma alternativa para tornar acessível a mecanização do segmento da agricultura familiar, mas pode atender também grandes empresas agrícolas pela facilidade de ser pequeno, econômico e poder trafegar entre as fileiras da plantação. Mecânico de motos em Tauá, Geraldo de Sousa teve a ideia do invento desde criança quando viu um trator na plantação.

Empresa: RAV Tecnologia

Empreendedor: Victor Martins

Município: Limoeiro do Norte

A RAV TECNOLOGIA é uma empresa especializada no desenvolvimento de software. Produz de soluções inovadoras que visam ampliar os negócios de seus clientes, por meio da redução de custos, aumento da produtividade e da competitividade no mercado. Atuamos praticamente em todo o Brasil, levando tecnologias e soluções aos mais diversos segmentos de mercado.

Assessoria de Marketing e Comunicação do Instituto Centec

Fonte : Assessoria de Comunicação do Centec http://www.centec.org.br