Universidade do Trabalho Digital

23 de agosto de 2011 - 12:45

Apresentação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciências, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE) oferece à população mais um equipamento voltado para melhorar a qualificação profissional em áreas estrátegicas para o desenvolvimento sustentável do Estado: a Universidade do Trabalho Digital (UTD).

Funcionando no prédio do Cine São Luiz, em frente a Praça do Ferreira, no centro da Fortaleza, a UTD oferecerá formação profissional gratuita na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em níveis básico e avançado.

A UTD irá facilitar a transição entre a escola e o trabalho, assegurando os direitos de acesso à educação e ao mercado de trabalho, para os jovens em situação de risco e apoiar ideias geradoras de inovações e geração de renda.

Quem pode participar?

Para estudar no UTD, o estudante deverá atender aos seguintes requisitos:

  1. – Ser alfabetizado;
  2. – Ter idade a partir de 16 anos;
  3. – Para a formação de Qualificação Especializada em TI o aluno deverá ter conhecimentos comprovados em informática.

 

Áreas de formação:

Iniciação Digital:

O curso de Iniciação Digital irá capacitar os participantes em Software Livre, contemplando os conteúdos básicos do sistema operacional Linux, do aplicativo BrOffice e Internet.

Os alunos também receberão formação em Empreendedorismo, como forma de potencializar a formação profissional e, consequentemente, a inserção no mercado de trabalho, estimulando o comportamento empreendedor e fazendo com que novos conhecimentos cheguem à sociedade na forma de produtos, serviços e processos com qualidade.

Público Alvo: O curso é voltado para pessoas que necessitam de conhecimentos básicos sobre novas tecnologias ampliando a oportunidade de empregabilidade, principalmente para os comerciários que trabalham no entorno do centro.

Qualificação Especializada em TI:

A Qualificação Especializada em TI é uma oportunidade para aqueles que procuram complementação para uma formação específica. Serão cinco cursos de qualificação avançada em TI: PHP, Design Gráfico, Java, Linux Avançado e Conectividade e Segurança da Informação.

Após a formação específica, os alunos participarão de um módulo de Empreendedorismo, como forma de orientá-los sobre a atividade empreendedora, e incentivá-los para o empreendedorismo tecnológico em especial.

Público Alvo: A formação é voltada, principalmente, aos jovens oriundos do Programa E-jovem e alunos das Escolas Estaduais de Ensino Profissional (EEEP).

Mais informações:

(85) 3101-6466
(85) 3101-6456
(85) 3101-6433

www.utd.sct.ce.gov.br (Site em desenvolvimento)