Secretário Adjunto

22 de agosto de 2011 - 20:31

Francisco Carvalho de Arruda Coelho

Engenheiro civil com doutorado em Ingeniería de Caminos Canales y Puertos pela Universidad Politécnica de Madrid. Desde 1982, é professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Coordenou a implantação do Curso de Engenharia Civil da UVA e foi seu primeiro coordenador. Presta ainda consultoria na área de durabilidade e tecnologia do concreto. Foi coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secitece de 2007 a 2014, e presidente da Funcap de julho a dezembro de 2014.

Como pesquisador, participa há mais dez anos de projetos nas áreas de reabilitação do patrimônio histórico e materiais alternativos para a Construção Civil, com destaque para concretos especiais, dentre eles o “concreto translúcido”. O desenvolvimento destas pesquisas acontece dentro do Laboratório de Materiais de Construção da UVA, do qual já foi coordenador.

Ao longo dos seus 35 anos de carreira acadêmica, participou de dezenas de eventos científicos e foi professor convidado em diversas universidades no Brasil e no exterior. Em junho deste ano, foi homenageado pela Escola de Construção Civil da Pontifícia Universidade Católica do Chile – considerada, hoje, a mais importante universidade da América Latina – durante a realização da 10ª edição do Congresso Internacional sobre Patologia e Recuperação de Estruturas (Cinpar 2014), em Santiago, no Chile.