Embrapa participa da IV conferência da Aliança Africana de Cajucultura

18 de setembro de 2009 - 11:36

Demonstrar várias das possibilidades de uso do pedúnculo do caju (a parte amarelada ou vermelha, de onde se extrai o suco) a outros países. Esse foi o principal objetivo da expedição da Embrapa Agroindústria Tropical ao continente africano. Representantes da empresa participaram da IV Conferência Anual da Aliança Africana de Cajucultura, entre os dias 1 e 3 de setembro, em Abidjan, capital da Costa do Marfim.

Segundo o chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Vitor Hugo de Oliveira, a expedição tinha como finalidades, além da participação na conferência, que contou com representantes de produtores de caju de cerca de 20 países, a apresentação dos vários usos do pedúnculo do caju, e a tentativa de firmar parcerias no sentido de estabelecer um intercâmbio de tecnologias entre o Brasil e outros países produtores.

De acordo com ele, o Brasil é praticamente o único país do mundo que tem bom aproveitamento industrial a partir do pedúnculo do caju. “Nós produzimos, por exemplo, cajuína, sucos, vinho de caju, hambúrgueres e barras de caju, que são semelhantes a barrinhas de cereal, mas possuem maior teor nutritivo e de vitamina C. Os outros países não conseguem tantos produtos”, afirma.