Estudante do curso de Engenharia Civil da UVA consegue aprovação nas seleções de Mestrado de 5 Universidades brasileiras.

13 de janeiro de 2009 - 12:09

As atividades de pesquisa do estudante Adolfo Jacques Oliveira Bastos foram iniciadas no Laboratório de Materiais de Construção do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UVA

Além de conquistar espaço em eventos científicos em todo o Brasil, e até no exterior, o Curso de Engenharia Civil da UVA, agora pelo desempenho de um dos seus alunos, ganha destaque, também, em Programas de Pós-Graduação de diferentes Instituições de Ensino Superior do país.

Com atividades de pesquisa iniciadas no Laboratório de Materiais de Construção do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UVA, o estudante Adolfo Jacques Oliveira Bastos, conseguiu aprovação na seleção de Mestrados de cinco universidades brasileiras: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Para o orientador de Adolfo e primeiro coordenador do Curso de Engenharia Civil da UVA, professor Francisco Carvalho, a conquista do estudante demonstra que o Curso está cumprindo a missão de formar bons profissionais, demonstrando, ainda, a importância do mesmo para o desenvolvimento do Ceará e do país.

“Atualmente, o Ceará está importando engenheiros e o governador Cid Gomes promete um Ceará com muitas obras. Então, deveríamos aproveitar  a oportunidade e fazer da nossa Engenharia um Curso de excelência. A  UVA está apta a vencer este desafio. Tem a estrutura física, a massa crítica, o ânimo tenaz e audacioso, a esperança mística, que são atributos da universidade sobralense. Atividades de pesquisa desenvolvidas no Laboratório de Materiais de Construção são apresentadas em eventos no Brasil e no exterior. O Adolfo está demonstrando o nosso potencial, ele foi aceito nos cursos de mestrado de cinco importantes universidades e ainda nem concluiu o Curso. Outros estudantes do Curso, com certeza, também teriam sido aceitos, se houvessem tentado”, afirma.

Para Adolfo, o seu interesse pela pesquisa e o incentivo dos professores foram fundamentais para o seu desempenho. “O momento é de muita felicidade e satisfação, conquistas como estas ajudam a difundir o nome da Universidade e o seu potencial. Desde o início do meu curso, procurei participar das atividades no Laboratório de Materiais de Construção, sob a coordenação do professor Francisco Carvalho, inicialmente como voluntário e, posteriormente, como bolsista do CNPq e FUNCAP. As atividades que desenvolvi no laboratório foram de fundamental importância na minha formação, despertando meu interesse pela pesquisa, possibilitando a minha participação em eventos regionais e nacionais e a minha aceitação para ingressar nos Cursos de Mestrado”, afirma. Para o estudante, apesar dos esforços empreendidos pela Administração Superior da UVA, o Curso ainda pode melhorar. “Muitas melhorias ainda precisam ser feitas, como a contratação de professores efetivos, a construção de mais laboratórios e de uma biblioteca mais estruturada”, afirma Adolfo.

O Curso de Engenharia Civil da UVA, que funciona no campus da CIDAO, foi criado em 2004 e terá sua primeira turma de engenheiros graduada em março de 2009. Semestralmente, são ofertadas 40 vagas para o ingresso de novos estudantes.