Debate destaca a importância do Ceará na comprovação da Teoria da Relatividade

21 de agosto de 2019 - 14:33 #

Durante o evento, organizado pela Secitece, foi lançado o documentário sobre os 100 anos do Eclipse de Sobral

“O Eclipse que comprovou a Teoria de Einstein” foi o tema da palestra do físico e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu Moreira, na noite desta terça-feira (20/08), na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará. Na ocasião, também foi lançado o documentário “Do Ceará para o mundo: a comprovação da Teoria de Einstein no luminoso céu de Sobral”. Tudo isso aconteceu no Espaço Luz do Conhecimento, no Centro de Eventos do Ceará – Mezanino 01, coordenado pela Secitece.

O debate reuniu nomes importantes do centenário científico, como o astrofísico e diretor do Planetário Rubens de Azevedo, Dermeval Carneiro. A apresentação das atividades ficou por conta do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e a mediação do presidente da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Astef), Barros Neto.

Durante sua fala, o presidente da SBPC, Ildeu Moreira, ressaltou a importância para o mundo da comprovação da Teoria da Relatividade, e como o fato teve consequências positivas na vida de todo o planeta, das viagens espaciais ao celular. Ele contou um pouco da história desses cientistas ingleses, que em maio de 1919, juntos com cientistas brasileiros, estiveram no município de Sobral para visualizar o eclipse solar que ajudou a comprovar a teoria do físico alemão Albert Einstein. A observação do Eclipse em Sobral marcou uma revolução nos estudos sobre a Física e o modo como entendemos o universo, destacando o Ceará como um marco na história da Ciência. A observação ocorreu na Praça do Patrocínio e também no Jockey Club da cidade, e contou com instrumentos astronômicos de alta qualidade para a época.

O presidente da SBPC fez questão de ressaltar também a importância do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para o desenvolvimento da ciência brasileira, protestando contra os cortes de bolsas que poderá inviabilizar pesquisas e projetos já em andamento.

Após o debate, palestrantes e o público presente ao debate saíram em cortejo pelo Centro de Eventos, em defesa da educação, da ciência e da tecnologia.