FdC: projetos de sustentabilidade e de acessibilidade levam o primeiro lugar no Salão do Inventor Cearense

26 de novembro de 2018 - 15:59 # # # #

Premiados receberam medalhas das mãos da secretária da Secitece, Nágyla Drumond, e da professora Sônia Guimarães, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)

Sustentabilidade e acessibilidade foram destaques no Salão do Inventor Cearense Expedito Parente, na tarde deste sábado (24) de encerramento da segunda Feira do Conhecimento, no Centro de Eventos do Ceará. Dois projetos dividiram o primeiro lugar e terão seus projetos patenteados, como prêmio.

Os dois projetos vencedores foram desenvolvidos por alunos da Universidade Federal do Ceará. Em comum, os estudantes têm origem no interior do Estado. Francisco Augusto é da comunidade do Balbino, em Cascavel – zona metropolitana de Fortaleza; e Marcelo da Silva, do campus de Quixadá.

Tecnólogo em Saneamento Ambiental e estudante de Engenharia de Alimentos da UFC, Francisco Augusto está elaborando o projeto Biomembrana para aplicações agroindustriais, a partir do aproveitamento de resíduos do coco que causam grande acúmulo de lixo, especialmente nas praias.

Estudante de Engenharia da Computação em Quixadá, Marcelo da Silva vem desenvolvendo o Smart Glasses: óculos inteligente para deficientes visuais. Trata-se de óculos com sensores de obstáculos que avisam por meio de avisos sonoros e vibrações. A ideia surgiu a partir do caso de um colega que desenvolveu uma degeneração na visão.

Inventores que participaram do concurso representando o Senai Fortaleza levaram os prêmios de segundo e terceiro lugares, com o projeto “Energia Solar em Caminhões Refrigerados”, dos estudantes de curso Técnico em Refrigeração Israel Mota Filho, Fabrício Moura e Júlio César Sousa (segundo lugar); e projeto “O Método da Cafeteira” para tratamento e reutilização da água, das estudantes de Técnica em Logística Mariana Gomes e Letícia Cavalcante da Silva.

Os premiados receberam medalhas das mãos da secretária da Secitece, Nágyla Drumond e da professora Sônia Guimarães, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).