Corredores Digitais backup

 

O Corredores Digitais é um programa integrado de capacitação, mentoria, networking e prêmios, realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), para estudantes que objetivam transformar suas ideias, pesquisas, invenções ou negócios em estágio pré-operacional em modelos de negócios inovadores, competitivos, lucrativos e socialmente responsáveis.

 

#PCD2019

 

 

Em um mundo onde tudo se transforma, Você precisa estar preparado para novos desafios, sua atitude faz a diferença, por isso… Crie, inove, arrisque, acelere descubra como a tecnologia pode impactar positivamente o mundo em que vivemos revele o seu potencial participe do CORREDORES DIGITAIS, conectando os jovens empreendedores do Ceará a um novo mundo de oportunidades

 

 

Nosso objetivos principais são:

 
 

Apoiar o desenvolvimento de inovações tecnológicas que gerem um benefício positivo e duradouro para a sociedade e o meio ambiente.

 
 

Ajudar os times na criação de modelos de negócios inovadores, competitivos, lucrativos e socialmente responsáveis baseados em um produto ou serviço que realmente satisfaz as necessidades do mercado.

 
 

Fornecer oportunidades de aprendizagem na prática por meio do trabalho em equipes multidisciplinares dedicadas a solucionar problemas de alto impacto do mundo real.

 
 

Desenvolver a cultura empreendedora para possibilitar a inclusão econômica e social dos cearenses.

 
 

Apoiar na estruturação de um ecossistema fortalecido e sustentável para o Estado do Ceará.

 
 


200

 

Startups
Modelagem dos Negócios

50

 

Startups
Produto & Marketing

30

 

Startups
Modelagem Financeira


 
 

O Programa Corredores Digitais concede, em favor dos participantes:

 
 

Capacitação: desenvolvimento de competências em inovação e empreendedorismo por meio de oficinas e palestras presenciais e mediante o acesso à plataforma de cursos on-line do programa;

 
 

Mentoria: assessorias individuais e coletivas, on-line e presencialmente, de mentores em criação de novos negócios e de especialistas nos setores com maior capacidade de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do Ceará;

 
 

Networking: eventos para compartilhar ideias com empreendedores em estágio avançado e estabelecer parcerias com organizações dos setores público e privado;

 
 

Ferramentas de inovação: um conjunto de técnicas, processos e métodos que possibilitam tornar ideias, pesquisas ou invenções em um produto ou negócio viável;

 
 

Acesso a programas parceiros: benefícios de empresas e entidades parceiras da SECITECE para o desenvolvimento de tecnologia, produto e marketing.

 
 


Fases do Programa

 

Nosso programa é dividido em 3 grandes partes e tem como objetivo principal aprimorar a habilidade de desenvolver modelos de negócios em equipe.

 
 

Fase 01
  1. Modelo de Negócio
  2. 200 times
  3. Objetivos Principais:
    descobrir o melhor modelo de negócio para a proposta de valor e testá-lo no mercado
  4. Oportunidade para Criação de Valor
Fase 02
  1. Produto e Marketing
  2. 50 times
  3. Objetivos Principais:
    definir os planos de produto e marketing e testá-los no mercado
  4. Oportunidade para Melhoria da Oferta
Fase 03
  1. Prontidão para Investimento
  2. 30 times
  3. Objetivos Principais:
    elaborar o business case e apresentá-lo para potenciais parceiros e investidores
  4. Oportunidade para Futuros Investimentos

 

Nosso Time

 

Para formar um bom time é necessário treinamento técnico e tático, tempo, conversa. Descobrir a qualidade de cada um dentro das posições do time. Tudo isso e mais algumas coisas fazem acontecer o entrosamento, a qualidade de cada um contribui para o sucesso de todos.

 



Gabriella Purcaru

(Coordenadora)



Leonardo Queiroz

(Gerente Técnico)



Fábio Ortiz

(Agente Desenvolvimento de Negócios)



Martonio Mendes

(Agente de Articulação)



Patrícia Claudia

(Agente de Articulação)



Camila Arruda

(Agente de Articulação e Negócio Regional)



Grasiely Lopes

(Agente Monitor)

 

Perguntas Frequentes

 

 

Como posso inscrever minha startup?

 

Preencha o formulário de inscrição que está no disponível no site www.sct.ce.gov.br/corredoresdigitais. Antes de inscrever sua startup, leia com atenção o edital da edição 2018 do Corredores Digitais que inclui os termos e as condições do programa.

 

Qual o prazo de inscrição?

 

As inscrições para a edição 2018 do Programa Corredores Digitais estarão abertas de 22 de março de 2018 até às 23h59min (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), horário de Brasília, do dia 20 de maio de 2018.

 

Precisa ser residente do Ceará para participar?

 

Sim. Poderão participar brasileiros naturais de quaisquer estados e também os estrangeiros em condição de permanecer no Brasil durante o período de participação no programa, desde que residam no estado do Ceará.

 

Precisa ter uma empresa legalmente constituída para participar do Corredores Digitais?

 

Não. O que também não será exigido durante ou após o período de participação no programa. Porém, caso a startup se prove viável, nós teremos o maior prazer em ajudar a constituir uma empresa e mostrar todas as vantagens de fazer isso aqui, no estado do Ceará.

 

Posso inscrever um projeto sozinho?

 

Não. Consideramos que uma startup exige muito trabalho e pressão para apenas uma pessoa. Além disso, as atividades durante o programa demandarão esforços conjuntos.

 

Quantos membros o time deverá ter para participar do programa?

 

Dois a quatro fundadores da startup, incluindo o líder do projeto. Todos deverão residir no Ceará durante o período de participação no programa.

 

No formulário de inscrição, quem deve ser cadastrado como membro do time do projeto?

 

Todos os membros da startup. Deverão ser fornecidas as seguintes informações de cada membro: nome completo, função no projeto, data de nascimento, RG e órgão emissor, CPF, instituição de ensino, curso, formação, endereço residencial, telefone fixo, telefone celular e e-mail.

 

Os membros do time podem ter diferentes níveis de educação?

 

Sim. Os membros do mesmo time podem ter diferentes níveis de educação e estar vinculados a diferentes instituições de ensino públicas e privadas localizadas no estado do Ceará.

 

Startup com mais de quatro fundadores poderá participar do Corredores Digitais?

 

Não. Apenas dois a quatro fundadores, incluindo o líder do projeto, poderão compor um time proponente.

 

Como proceder em caso de desistência de algum membro?

 

No caso de desistência de algum membro do time proponente aprovado, este poderá ser substituído por outro membro, desde que possua qualificação semelhante ou superior, e seja aprovado pela equipe gestora do programa. Esta substituição deverá ser solicitada pelo líder do projeto por escrito à coordenação do programa, dentro do prazo de 30 (trinta) dias corridos após divulgação do resultado oficial dos selecionados da Fase 1.

 

Quem é considerado o líder do projeto?

 

O líder do projeto é o membro da startup responsável pela sua inscrição. Para fins de participação no programa, ele também será considerado o coordenador do projeto. O líder do projeto receberá os comunicados oficiais da coordenação do Corredores Digitais e será o único responsável pelo repasse de informações e/ou tarefas do programa para os demais membros do seu time.

 

Posso ser membro de mais de um time proponente?

 

Não. Você só poderá participar de um time proponente formado por dois a quatro, tendo, obrigatoriamente, um desenvolvedor de produto.

 

Os membros do time podem ter diferentes níveis de educação?

 

Sim. Os membros do mesmo time podem ter diferentes níveis de educação e estar vinculados a diferentes instituições de ensino públicas e privadas localizadas no estado do Ceará.

 

Quem é considerado o desenvolvedor de produto?

 

O desenvolvedor de produto é o membro do time com o conhecimento técnico para desenvolver um produto físico e/ou digital.

 

Os membros do time podem ter diferentes níveis de educação?

 

Sim. Os membros do mesmo time podem ter diferentes níveis de educação e estar vinculados a diferentes instituições de ensino públicas e privadas localizadas no estado do Ceará.

 

Posso fazer mais de uma inscrição, sendo cada uma delas baseada numa ideia diferente?

 

Não. Será aceito um único projeto por time proponente. É vedada a inscrição de mais de um projeto do mesmo time.

 

Caso meu time inscreva o mesmo projeto mais de uma vez, o que pode acontecer?

 

Será aceita uma única inscrição por projeto, sendo considerada a última inscrição feita, nos casos de mais de uma inscrição.

 

É necessário submeter pitch vídeo no formulário de inscrição?

 

Sim. A elaboração do pitch vídeo deverá seguir obrigatoriamente as instruções que estão no item 6.10 do edital.

 

O projeto inscrito pode ser coordenado por um professor ou instituição externa ao time?

 

É vedada a inscrição de projetos dirigidos por professores ou organizações públicas e/ou privadas. Os membros do time deverão atuar como os principais tomadores de decisão em seus projetos, independentemente da origem da ideia, pesquisa, invenção ou negócio em estágio pré- operacional.

 

Os membros do time podem ter diferentes níveis de educação?

 

Sim. Os membros do mesmo time podem ter diferentes níveis de educação e estar vinculados a diferentes instituições de ensino públicas e privadas localizadas no estado do Ceará.

 

Se meu projeto descumprir um ou mais critérios de elegibilidade, o que pode acontecer?

 

Os critérios de elegibilidade indicados no edital são obrigatórios e sua ausência resultará no indeferimento sumário do projeto inscrito e de sua exclusão do processo seletivo.