Conselho de Reitores das Universidades Cearenses tem novo presidente

16 de janeiro de 2019 - 14:31 # # # # # # # #

Fabiano Carvalho, reitor da UVA, cumprirá mandato de um ano

Na manhã desta quarta-feira (16/1), com a presença do Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, foram realizadas a eleição e a posse da nova diretoria do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (Cruc). O reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho, da Universidade Estadual Vale do Acarú (UVA), tomou posse como presidente da entidade, substituindo o professor Patrício Melo, reitor da Universidade Regional do Cariri(Urca). Para vice-presidente, foi eleito o reitor da Jackson Sampaio, da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

A nova diretoria cumprirá mandato de um ano (de janeiro de 2019 a janeiro de 2020), obedecendo aos critérios previstos em estatuto. A eleição e posse da nova diretoria, aconteceu na sede da Secitece, reunindo, além dos reitores da UECE, UVA e URCA, a vice-reitora da Unilab, Andréa Gomes, e o pró-Reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação do IFCE, José Wally Mendonça Menezes, representando o reitor Virgílio Araripe.

Agradecimentos
O ex-presidente do Cruc, Patrício Melo, parabenizou a volta de Inácio Arruda ao cargo de secretário da Secitece, dizendo que “a alegria de tê-lo de volta tranquiliza a todos da comunidade acadêmica”. E fez questão de ressaltar o trabalho da ex-secretária Nágyla Drumond, que desempenhou um papel de grande importância à frente da Pasta. “Nágyla fez uma gestão aguerrida, conciliadora, dignificando e consolidando a função das universidades estaduais junto ao governo do Estado”, disse, Patrício, acrescentando também a atuação da Funcap. “Agradeço a Nagýla Drumond e ao Tarcísio Pequeno o apoio disponibilizado às Universidades”. Foi aprovado, na ocasião, a elaboração de uma nota oficial da diretoria do Cruc em agradecimento à Nagyla Drumond e a Tarcísio Pequeno pelo apoio dado as instituições de ensino superior.

Durante sua fala, o secretário Inácio Arruda parabenizou os eleitos, dizendo que o Cruc é uma estrutura ampla, reunindo universidades públicas e privadas, com condições de realizar um grande trabalho de apoio a solução dos muitos problemas sociais enfrentados pelo governo do Estado, ampliando os setores de pesquisa e extensão. Pediu maior integração com as universidades federais e particulares e sugeriu que os centros universitários também tivessem assento no Cruc, participando das reuniões com direito a fala.

Já o reitor Fabiano de Carvalho agradeceu a todos pela indicação do seu nome para ficar à frente do Cruc nesta nova gestão, ao lado do reitor Jackson Sampaio, que se comprometeu a colaborar em todas as ações que serão desenvolvidas. “A experiência de Jackson pode nos orientar a conduzir o Conselho de forma mais eficiente”. E agradeceu ao secretário Inácio Arruda pelo apoio e contribuição nessa caminhada.

Sobre o Cruc
O Conselho de Reitores das Universidades Cearenses é uma entidade civil, com personalidade jurídica de direito privado, fundada em 15 de julho de 1992. Seu objetivo é desenvolver a educação superior no Estado do Ceará. Integram o Cruc: Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).