URCA concede título de Doutor honoris causa a um dos maiores juristas do Brasil, durante encerramento da XVII Semana de Direito da URCA
10 de novembro de 2014 - 13:49
Concedido o título de Doutor honoris causa pela Universidade Regional do Cariri (URCA) ao Professor Doutor Paulo Bonavides, em solenidade presidida pela Reitora da URCA, Professora Antônia Otonite de Oliveira Cortez, durante encerramento da XVII Semana de Direito da Instituição, realizada de 3 a 7 de novembro, também em comemoração aos 40 anos do Curso de Direito, da Instituição. O evento reuniu 600 participantes inscritos. Várias homenagens foram prestadas pelo curso aos professores fundadores. Também foi lançado o Selo dos Correios em homenagem aos 40 anos do Curso.
O Professor Paulo Bonavides, destacado jurista brasileiro, nasceu em Patos, no Estado da Paraíba. Por três décadas lecionou Universidade Federal do Ceará (UFC), onde é professor emérito desde 1991. Um dos constitucionalistas mais respeitados do País, é autor de (dentre várias outras obras) Ciência Política e Curso de Direito Constitucional, duas das doutrinas mais tradicionais do pensamento jurídico brasileiro. Após o momento solene que o condecorou com o maior título da academia, proferiu conferência sobre “As Cinco Dimensões dos Direitos Fundamentais”. O título foi uma proposição do Vice-Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni).
Doutor Paulo Bonavides destacou o momento de emoção e alegria ao receber a honraria. Ele falou da tradição republicana presente na história do Cariri, lembrando de nomes como Bárbara de Alencar. “Sempre vou ter daqui essa recordação generosa dessa homenagem que estou recebendo”, disse, ao relembrar outros momentos em que esteva na URCA para proferir palestras.
O título de Doutor honoris causa é concedido aqueles que não pertencem aos quadros da universidade. No caso do agraciado, segundo a Reitora, é notório os seus relevantes serviços em favor da ciência, democracia e vida republicana. “A outorga reveste-se de um valor simbólico e traz consigo um sentido pedagógico”, diz. Conforme a Reitora, e tornou-se um exemplo de dedicação às letras jurídicas e sua obra proporciona uma larga contribuição, que excede o campo do Direito, alcançando a política e a filosofia.
Com uma vasta bibliografia, o agraciado já recebeu o título de Doutor honoris causa pela Universidade de Lisboa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidad Nacional de Córdoba, Universidad Inca Garcilaso de la Vega e Universidade de Fortaleza. Também é comendador das maiores honras jurídicas do cenário nacional, a Medalha Rui Barbosa da Ordem dos Advogados do Brasil e a Medalha Teixeira de Freitas do Instituto dos Advogados Brasileiros, além de várias outras, como o Grande-Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União, a Medalha da Abolição do Governo do Estado do Ceará, a Medalha Clóvis Beviláqua do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.
Homenageados
As homenagens aos fundadores do Curso do de Direito foram prestadas aos professores Luiz de Borba Maranhão (in memorian), Raimundo de Oliveira Borges (in memorian), Alberto Callou Torres, Manoel Soares Martins e José Dantas Tavares.
A Semana de Direito foi realizada no Centro de Convenções do Cariri, com universitários da área do Direito cursos de toda a região e outros estados. A então Faculdade de Direito da URCA foi criada em 21 de junho de 1973 e começou a exercer suas atividades no ano seguinte. Atualmente Curso de Direito da URCA, foi o primeiro criado no interior do Estado e um dos pioneiros do interior do Nordeste. Inúmeros profissionais da área como Promotores, Juízes, Advogados, Professores e outros profissionais da área já passaram pelo Curso. É considerado um dos melhores do Brasil e o 2º Melhor do Ceará, conforme avaliação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Fonte: Assessoria de Comunicação da URCA