Centro de Tecnologia Mineral do Cariri é inaugurado em Nova Olinda

6 de abril de 2018 - 13:23

Para a execução do projeto, foram investidos recursos da ordem de R$ 859.908,00.

Inaugurado, na noite desta quinta-feira (5/4), o Centro de Tecnologia Mineral do Cariri (CTMC), localizado em Nova Olinda. A solenidade foi presidida pelo secretário da Casa Civil, Nelson Martins, representando o governador Camilo Santana, e pelo secretário da Secitece, Inácio Arruda.

alt

O CTMC é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secitece. A nova unidade promoverá o beneficiamento e maior competitividade à Pedra Cariri proveniente das jazidas de Nova Olinda e Santana do Cariri. Para a execução do projeto, foram investidos recursos do Fundo de Inovação Tecnológica – FIT, da ordem de R$ 859.908,00. A reforma e adaptação do galpão durou cerca de um ano e custou R$ 431.777,27.

alt

Estiveram presentes na inauguração do CTMC o secretário adjunto da Secitece, Francisco Carvalho; o presidente do Instituto Centec, Silas Alencar; o presidente do Nutec, Francisco Magalhães; o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra; o prefeito de Nova Olinda, Afonso Sampaio; o reitor da Universidade Regional do Cariri, Patrício Melo, além de outras autoridades e empresários locais.

Sobre o CTMC

Com a nova unidade, haverá mais agregação de valor à Pedra Cariri, o que reduzirá perdas e viabilizará o desenvolvimento de novos produtos, como artesanatos e artefatos minerais. O CTMC será uma ferramenta importante para fomentar o desenvolvimento econômico e social na região.

alt

Todo o material recebido pela unidade será triado e terá procedência e legalização registrada. Os fósseis possivelmente encontrados neste rejeito serão depositados no Museu de Paleontologia de Santana do Cariri (Urca). A unidade terá auto-suficiência financeira através de recursos obtidos com o beneficiamento e comercialização de placas de calcário.

Endereço: Rodovia CE 166 – Distante 2km do Centro de Nova Olinda