Ceará receberá quatro grandes centros de ensino superior e profissional

29 de junho de 2010 - 09:51

Após conclusão dos processos licitatórios, Secitece inicia construção de duas unidades da FATEC, do CTTC e do CED

Quatro grandes empreendimentos que irão impulsionar o desenvolvimento do ensino superior e profissional do Estado já estão mais próximos da realidade. A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) concluiu todos os seus processos licitatórios e iniciou a construção dos Campi Multi-institucionais de Itapipoca e de Iguatu (FATEC) e do Centro de Treinamento Técnico do Ceará (CTTC), além do Centro de Educação à Distância de Sobral, em fase de construção mais avançada.

Esta semana, o canteiro de obras do CTTC está sendo instalado no Pecém, município que irá abrigar o empreendimento. O Centro irá capacitar e formar mão de obra básica e continuada para atender as demandas da refinaria e siderúrgica e da termoelétrica que estão sendo implantadas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, abrangendo os municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante.  A expectativa é treinar 12 mil pessoas por ano.

Os investimentos para o CTTC são de cerca de R$ 14 milhões para a construção da obra e R$ 11.696.439,80 para a compra de equipamentos. Do montante, R$ 14.700,00 são oriundos de emendas parlamentares pelo Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT. O restante do investimento é de responsabilidade do Governo do Estado. “Ele será um Centro de Excelência, irradiador do conhecimento, voltado para a capacitação tecnológica da população observando, sobretudo, a vocação da região”, explica o secretário da Secitece René Barreira.

As duas unidades da FATEC reunirão universidades estaduais e faculdades tecnológicas do Instituto Centec num mesmo prédio. Com a construção dos empreendimentos, haverá reforço na oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio, tecnológica de graduação e de nível superior no interior do Estado. Os recursos para a construção dos dois prédios são da ordem de 22 milhões. “A iniciativa é de grande importância para fortalecer o papel indutor do Governo do Estado na promoção do desenvolvimento regional e da inclusão social”, ressalta o secretário da Secitece, René Barreira.

Executados 53% das obras do Centro de Educação à Distância
A população de Sobral já pode acompanhar o andamento da construção do Centro de Educação à Distância no município. O empreendimento, que está com 53% de sua construção executados, irá ampliar a oferta de cursos técnicos, de nível superior tecnológico e de graduação por intermédio da Educação à Distância, através das instituições públicas de ensino superior do Estado.

Para a obra estão sendo gastos por volta de R$ 6 milhões. “O CED funcionará como alternativa para a melhor qualificação educacional de quem mora em municípios distantes ou não tem condições de se deslocar para locais em que existam instituições de ensino superior”, explica René Barreira.