#FeiradoConhecimento – 1° Hackathon da Casa de Cultura Digital apresenta os vencedores

29 de outubro de 2017 - 12:51

Maratona de programação resultou em soluções para bares e restaurantes

O 1° Hackathon da Casa de Cultura Digital de Fortaleza chegou ao seu final nesse domingo (29/10), na Feira do Conhecimento. O evento, iniciado no sábado (28/10), foi uma maratona de programação na qual os participantes se reuniram para criar e desenvolver startups, focando no tema “soluções inovadoras para bares e restaurantes”.

Na etapa final da maratona, as equipes demonstraram os seus projetos para uma banca de jurados formada por empresários e especialistas em negócios. Cada equipe teve cinco minutos para mostrar a sua inovação e falar sobre as vantagens do projeto. Ao término das apresentações, a banca de jurados se reuniu e elencou os três melhores trabalhos. 

A equipe Hackmanas se consagrou a campeã do evento. Com o aplicativo “Bó Beber”, que tem como objetivo diminuir a fila dos caixas e bares em festas, eles impressionaram os jurados. Luiza Bonfim, membro da equipe, explicou como o Bó Beber funciona. “Após baixar o aplicativo, você se cadastra e compra algum valor em créditos, que vai ficar armazenado na sua conta. Quando você estiver em um bar cadastrado no Bó Beber, pode acessar o cardápio do local por meio do aplicativo e utilizar os créditos para comprar bebidas, sem necessitar ir até o caixa”. 

Segundo Luiza, a inovação também possui outras vantagens. “Se você comprar três vales-bebida e decidir depois que só quer tomar duas, basta devolver o vale que sobrou por meio do aplicativo e você terá o valor de volta no seu saldo de créditos”. 

A equipe recebeu como premiação um valor de quinhentos reais, e benefícios profissionais, como acesso à Casa da Cultura Digital para coworking, utilização da plataforma de programação Total Cross, direito a consultoria gratuita na Rodrigo Tavares – Consultorias e Treinamentos, além de garantir uma futura entrevista com o Ceo da Total Cross, Bruno Muniz, que dará o seu feedback sobre o projeto. 

O projeto Chef Pró ficou com o segundo lugar na maratona, e o projeto + Food ficou com o terceiro. As equipes responsáveis também receberam premiação em dinheiro e benefícios profissionais. 

Rodrigo Tavares, um dos organizadores do evento, destacou que o encerramento do Hackathon não significa um “fim”, mas sim o começo para os projetos participantes. “Posteriormente, entraremos em contato com as equipes e teremos uma nova reunião, dessa vez com a participação de vários empresários do ramo de restaurantes. Esse encontro vai acontecer na Casa de Cultura Digital, e será mais uma oportunidade para as equipes demonstrarem os seus trabalhos”.