Organização da ICID+18 inclui sessões plenárias, painéis, mesas redondas, mesas de diálogo e posters

16 de agosto de 2010 - 08:49

A organização da 2ª Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID+18) – a ser realizada em Fortaleza nos dias 16 a 20 de agosto – está organizada em sessões planárias, painéis, mesas redondas, mesas de diálogo e pôsteres. Durante os quatro dias – a partir das 9hs da segunda-feira (dia 16) – cerca de 2 mil participantes de cerca de 100 países vão debater a realidade das regiões secas que ocupam 40% do planeta onde vivem 30% da população, a concentração da pobreza mundial.

O primeiro evento da ICID é uma sessão plenária às 9h do dia 16 no auditório principal do Centro de Convenções em Fortaleza para relato dos resultados das 14 reuniões preparatórias ocorridas no último ano no Brasil (9), África (3) e Estados Unidos (2). Em seguida, às 10h, no mesmo local, acontece a abertura oficial.

Os painéis com duração de 1h45 terão a participação de quatro pesquisadores que vão apresentar seus trabalhos científicos e entregar versão por escrito (papers) para publicação. As mesas redondas, por sua vez, podem incluir até sete pesquisadores que irão apresentar trabalhos sem a obrigação de entregar paper.

O diretor da ICID+18, Antonio Rocha Magalhães, informa que as 14 Mesas de Diálogo são os únicos eventos sem o acesso do público inscrito, nos quais autoridades governamentais discutem com interlocutores convidados os temas agendados. Como exemplo, ele cita a Mesa de Diálogo que reúne a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Itamaraty com países da África e América Latina para discutir como melhorar a cooperação técnica do Brasil com os países destes continentes. Após o evento, o resultado poderá ser anunciado em entrevista à imprensa.

Nos quatro dias de duração da ICID estarão sendo realizadas seis Painéis e Mesas Redondas simultaneamente. As plenárias – evento mais representativo da Conferência – serão realizadas a cada dia da ICID. A Planária da quinta-feira, no fim do último dia da Reunião, é o ponto alto da ICID onde será discutida e aprovada a Declaração de Fortaleza, documento principal que será encaminhado aos governos, Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Nações Unidas, ONGs e instituições de pesquisa.

A Universidade de Fortaleza (Unifor) sediará eventos da ICID em três auditórios nos quais os alunos e professores terão acesso às palestras dos pesquisadores convidados. Em reunião com Antonio Rocha Magalhães, a reitora da Unifor, Fátima Veras, colocou à disposição da Conferência seis auditórios.